terça-feira, 19 de abril de 2011

Uma breve História da Medicina

     É comum ouvirmos nas primeiras aulas do curso de medicina professores citarem o quanto a medicina evoluiu no decorrer do tempo, mas poucos fundamentam essa afirmação. Além disso, todos sabem que Hipócrates é o "pai da medicina", mas será que sabem qual contribuição dele resultou no ganho dessa denominação?         

           Dois mil anos antes de Cristo as doenças eram consideradas obras do diabo e as curas, obras divinas ou
frutos da magia. O médico era, na verdade, um feiticeiro, que utilzava ervas, chás, poções, amuletos, orações e rituais para o tratamento do indivíduo
Quase um milênio e meio se passaram até que nascesse Hipócrates, em 460 a.C, na ilha grega de Cós, atual costa da Turquia, que através de seus estudos marcou o início da observação clínica e  decretou o fim da magia e do curandeirismo¹. Hipócrates foi assim o precursor da medicina científica, sendo o primeiro médico a constatar (ou pelo menos registrar), por exemplo, que a incidência de morte súbita é maior no gordo do que no magro e amnorréia associada a enjôo em mulher saudável é gravidez.²
Com avanços e retrocessos, a medicina chegou à Idade Média, quando tiveram início os cursos médicos oficiais - antes disso o ensino da arte médica era informal e se fazia de mestre a aluno através das gerações.¹ Na Idade Média, porém, ocorria pouco ou nenhum progresso na ciência e na tecnologia - os médicos continuavam a dissecar animais, tal como na época de Galeno (Idade Antiga).  É a partir do Renascimento, no século XV, que a medicina toma um impulso. Nessa época surge Leonardo da Vinci (1452-1519), que com uma incrível habilidade artística detalha músculos, tendões e outras características anatômicas visíveis.
No século XVI, Andrea Vesalius (1514-1564) publica sua obra “De Humani Corporis Fabrica”, marco inicial da anatomia moderna³. A partir dai, grande número de pesquisas ligadas a natureza humana são sucessivamente publicadas e importantes avanços no estudo de doenças e tratamentos são visualizados. Entre as grandes descobertas da medicina,  Friedman et al. (1999), em seu livro “As dez maiores descobertas da medicina”, cita, além da medicina moderna, a descoberta da circulação do sangue, das bactérias, do princípio da vacina, do poder anestésico do éter, do raio-X, do cultivo de tecidos, do colesterol, antibióticos e da dupla-hélice do DNA.
Sem mais delongas, essa breve volta ao tempo é tão somente para ressaltar a importância da História da Medicina, que é peça fundamental para completa formação da mentalidade médica. Afinal, ela é "indispensável para aquele que não se contenta em ser mero profissional de uma técnica e que aspira à dupla perfeição: do homem culto e do técnico intelectualmente ambicioso". 
 Referências
1. Jornal da Associação Médica. Os primórdios da Medicina. Página 10.
Available from: URL: http://www.ammg.org.br/jornal/edicao_108/page10.pdf. Acessed in 19 April, 2011.
2. Gordon R. A Assustadora História da Medicina. Rio de Janeiro: Ediouro; 1997.
3. Sociedade Brasileira de História da Medicina. História da Cirurgia Plástica. Available from: URL: http://www.sbhm.org.br/index.asp?p=especialidades_view&codigo=48. Acessed in 19 April, 2011.
4. Friedman M, Friediand GW. As Dez Maiores Descobertas da Medicina. São Paulo: Cia das Letras; 1999.
5. Sociedade Brasileira de Medicina. História da Medicina: evolução e Importância. Available from: URL: http://www.sbhm.org.br/index.asp?p=noticias&codigo=93. Acessed in 19 April, 2011


[HUMOR] 
Doutor, estou com uma dor de ouvido. 2000 a.C. Aqui, coma essas raízes. 1000 d.C. Raízes são pagãs, reze. 1850 d.C. Rezas são superstição, beba essa poção. 1940 d.C. Essa poção é óleo de cobra, tome essa pílula. 1985 d.C. Essa pílula é inócua, tome esse antibiótico. 2000 d.C. Antibiótico é artificial, coma essa raiz.  
Como referenciar esse texto? Rodrigues RMC. Vocação Médica (blog): Uma breve História da Medicina. URL:http://vocacaomedica.blogspot.com/2011/04/uma-breve-historia-da-medicina.html. Acessed mês em inglês dia que visualizou a página, 2011." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...