terça-feira, 28 de junho de 2011

Doença de Parkinson - Fisiopatologia, Diagnostico e Sintomas

A Doença de Parkinson (DP) é resultado de uma degeneração dos neurônios pigmentados da substância negra (mesencéfalo) o que ocasiona uma deficiência de dopamina no corpo estriado (Obeso et al., 2000). Este neurônio do corpo estriado é do tipo espiculado ou espinhoso e de tamanho médio. A razão porque ocorre à degeneração do neurônio dopaminérgico ainda permanece desconhecida (Ferraz, 2004). O neurônio chave para entendermos, portanto, a razão do sucesso e do insucesso da terapêutica de reposição dopaminérgica na DP é o neurônio espinhoso médio do estriado já que nele é que estão os receptores da dopamina.
Cabe ressaltar que a perda de neurônios, embora seletiva, não ocorre apenas na substância negra pars reticulata, abrangendo núcleos aminérgicos do tronco encefálico, núcleo basal de Meynert, núcleos hipotalâmicos e bulbo olfatório (Lang et al., 1998). O estudo de Braak et al. (2003) sugere uma ordem ascendente nas modificações patológicas da DP, que se desenvolve em células nervosas suscetíveis a essas alterações. Nesse estudo, os autores demonstraram que as lesões inicialmente ocorrem em certas áreas do tronco encefálico e no núcleo olfatório anterior. Na seqüência da evolução da moléstia, neurônios da substância negra são afetados e, posteriormente, áreas corticais passam a ser acometidas. Dessa forma, os autores admitem que a doença ascende, ao longo do tempo, do tronco encefálico às regiões corticais. O envolvimento cortical começa ântero-medialmente no mesocórtex temporal e, deste, para o neocórtex, atingindo os córtices associativos e áreas pré-frontais. Esse padrão de acometimento ascendente justificaria em parte a instalação mais tardia da demência na DP.
Mesmo com os avanços recentes na compreensão dos mecanismos da doença, o diagnóstico de Doença de Parkinson (DP) é geralmente feito com base na história clínica e exame físico (Savitt et al., 2006).  A DP deve ser considerada se uma pessoa apresenta um ou mais dos sintomas fundamentais (cardinais) da doença, incluindo o tremor em repouso, bradicinesia, rigidez, e, em casos mais avançados, a instabilidade postural (Hughes, 1993). Talvez mais que qualquer outra característica única, a presença de um tremor de repouso típica aumenta a probabilidade de ser DP, embora cerca de 20% dos pacientes não conseguem desenvolver um tremor de repouso típica (Savitt et al., 2006)
Sintomas associados incluem queixas de sono perturbado, depressão, fadiga, constipação e ansiedade. Além disso, o paciente com DP precoce pode se queixar de rigidez, lentidão, tremores e desequilíbrio, mesmo quando o exame neurológico é normal (De-Lau et al., 2006). Finalmente, uma resposta clínica significativa e duradoura para a terapia dopaminérgica é característica da Doença de Parkinson e a falta de tal resposta deve levar a uma busca por diagnósticos alternativos. Apesar de exame cuidadoso, a taxa de diagnósticos equivocados é de aproximadamente 10-25% (Hughes et al., 2001).
Pede-se, geralmente, ressonância magnética para descartar a hipótese de parkinsonismo secundário ou Parkinson-plus, tais como atrofia de múltiplos sistemas, paralisia supranuclear progressiva e degeneração gangliônica corticobasal. Essas apresentações cursam com rápida progressão, resposta pobre ou ausente à levodopa e alguns sinais incomuns na DP, tais como quedas inexplicáveis no início da doença, alteração da motricidade ocular, disautonomia precoce, dispraxia e alterações piramidais e cerebelares 
Clique sobre a imagem para melhor visualizacao.
REFERÊNCIAS
1. Obeso JA, Rodriguez-Oroz MC, Rodriguez M, Macias R, Alvarez L, Guridi J, Vitek J, DeLong MR. Pathophysiologic basis of surgery for Parkinson's disease. Neurology. 2000;55(12 Suppl 6):S7-12.
2. Ferraz HB. Agonistas Dopaminérgicos no tratamento da Doença de Parkinson. Revista Neurociências 2004;
3. Lang AAM, Lozano AM. Parkinson’s disease: first of two parts. N Engl J Med 1998; 339:1044-1053.
4. Braak H, Del Tredici K, Rüb U, de Vos RA, Jansen Steur EN, Braak E. Staging of brain pathology related to sporadic Parkinson’s disease. Neurobiol Aging 24:197-211, 2003.
5. Savitt JM, Dawnson Vl, Dawnson TM. Diagnosis and treatment of parkinson diasease: molecules to medicine. J Clin Invest 2006; 116:1744-54.
6. Hughes AJ, Daniel SE, Blankson S, Less AJ. A clinicopathologic study of 100 cases of Parkinson's disease. Arch Neurol 1993; 50:140-148.
7. De-Lau LM, Koudstaal PJ, Hofman A, Breteler MM. Subjective complaints precede Parkinson disease: the rotterdam study. Arch Neurol 2006; 63: 362-365.


Como referenciar esse texto?
Rodrigues RMC. Vocação Médica (blog): Doença de Parkinson - Fisiopatologia, Diagnostico e Sintomas. Available from: URL: www.vocacaomedica.blogspot.com/2011/06/doenca-de-parkinson-parte-i.html. Acessed mês em inglês dia que visualizou a página, 2011."

3 comentários:

  1. Meu nome é Donald Boykins, estou aqui para apreciar o Dr. Akhigbe por usar seu remédio herbal para curar meu vírus Herpes. Faz cerca de 3 anos e 6 meses que estou vivendo com esse vírus e isso tem sido um problema sério para mim. Fiquei tão confuso por estar tomando vários remédios para curar, mas todo o meu esforço foi em vão, uma manhã. Eu estava navegando na Internet, então vi vários testemunhos sobre o Dr. Akhigbe curando pessoas do vírus Herpes e imediatamente entrei em contato com o Dr. Akhigbe em seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com, contei a ele sobre meus problemas e ele me disse que devo ser curado, ele me deu algumas instruções e que eu segui corretamente. então ele preparou um remédio herbal e me enviou, que eu usei por 2 semanas e fui curado, tudo foi como um sonho para mim e meu vírus Herpes se foi totalmente, dr .Akhigbe, Deus te abençoe e lhe dê mais poder e capacidade Não sei se existe alguém que sofra com o vírus do herpes ou qualquer uma dessas doenças. DIBETAS, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES HEPATITS A e B, DOENÇA CARDÍACA, DOENÇA CRÔNICA, EPILEPSIA, LÚPUS , CURSO, DOENÇA DE PARKINSON, LESÃO MEDULAR, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR DE COSTAS, INFECÇÃO EXTERNA, DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA, FRIO COMUM, POLIÓIA etc. ele é um médico muito bom e honesto e também é chamado de padrinho da raiz de ervas, entre em contato com ele por e-mail; drrealakhigbe@gmail.com ou whatsApp ele no site +2348142454860 https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir
  2. Tudo graças a este grande médico herbal que me curou de (DOENÇA DO LÚPUS), seu nome é dr imoloa. Sofri com doença lúpica há mais de 8 anos com dores como: articulações, erupção cutânea, dor no peito, articulações inchadas e muito mais. Os medicamentos anti-inflamatórios não puderam me curar até eu ler sobre a recomendação dele. Há dois meses, entrei em contato com ele pelo endereço de e-mail. drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e ele me enviou o tratamento à base de plantas através do serviço de correio da DHL e me instruiu sobre como tomá-lo por duas semanas. depois disso, e fui confirmado curado e livre no hospital depois de tomar seus poderosos remédios à base de plantas Você também pode ser curado com ele, se estiver interessado, ele também usa seu poderoso remédio para curar ervas para curar doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, Doença de Célia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer Entre em contato com ele hoje e obtenha cura permanente. contate-o via ... email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatssapp- + 2347081986098.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal, eu sou Linda Harry, do Estados Unidos. Eu fui diagnosticada com doença de Parkinson por mais de 6 anos, o que me fez perder meu emprego e meu relacionamento com meu noivo depois que ele descobriu que eu estava tendo Parkinson, ele se afastou de mim e tentei todo o meu melhor para fazê-lo ficar, mas ele me negligenciou até que um amigo meu do Reino Unido me disse Grande curandeiro, que restaurará minha vida com seu poderoso remédio herbal. então ele me enviou seu endereço de e-mail para entrar em contato com ele- drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e rapidamente entrei em contato com ele, e ele disse que minha condição pode ser resolvida, que ele tratará a doença imediatamente apenas se eu puder confiar nele e aceitar seus termos e condições. Concordei porque precisava muito de ajuda de todos significa, então eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer. E, surpreendentemente, depois de duas semanas, ele me enviou uma mensagem de texto, dizendo que eu deveria me apressar ao hospital para um check-up, o que realmente fiz, confirmo pelo meu médico que estou agora (PARKINSON NEGATIVO) meus olhos se encheram de lágrimas e alegria, chorando muito porque verdadeiramente a doença me privou de muitas coisas da minha vida, este é um milagre, o Dr. imoloa também usa seu poderoso remédio herbal para curar as seguintes doenças: doença do lúpus, úlcera na boca, câncer na boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC , Sífilis, diarréia, HIV / AIDS, Doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, Dor Crônica, Doença de Crohn, Fibrose Cística, Fibromialgia, Doença Inflamatória Intestinal, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Major Depressão, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer, parque doença isônica, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão. entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e também em whatssap- +2347081986098

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...